Sedação Consciente

O que é?

A sedação consciente com protóxido de azoto é uma técnica anestésica, que produz um estado de relaxamento do sistema nervoso central, permitindo a realização do procedimento médico, mantendo-se o doente acordado e comunicante.

O óxido nitroso (N2O) é o mais antigo agente inalatório utilizado no mundo. É um gás inodoro que apresenta baixa potência, sendo de rápida indução e recuperação, apresentando boa ação analgésica.

É uma técnica fácil e segura. A sedação é feita por intermédio de uma máscara que é colocada no nariz para que possa inalar o gás. O paciente permanece consciente e acordado, sendo monotorizado através de um oxímetro de pulso. Após a consulta a recuperação é completa e imediata.
Como qualquer medicamento, o LIVOPAN pode apresentar efeitos secundários. Estes são geralmente transitórios e reversíveis, desaparecendo poucos minutos após a interrupção da administração do gás. Os efeitos secundários mais frequentes são a desinibição, euforia, secura da cavidade oral, tonturas e sensação de embriaguez.

Para quê?
  • Reduzir o medo e a ansiedade dos doentes
  • Promover o relaxamento e conforto durante o procedimento dentário
  • Diminuir a probabilidade de trauma e fobia
  • Controlar comportamentos inadequados do paciente que interfiram com o tratamento
  • Aumentar a cooperação do paciente e sua tolerância para tratamentos mais demorados
Quanto custa?

A sedação consciente tem um custo de 100€, acrescendo ao preço do tratamento dentário.